História

Funcionando esta oficina desde o início do Século XVI, foi no entanto a partir de 1945, com o regresso de Mestre Carolino, após ter cumprido o serviço militar que aquele espaço conheceu nova vida, não no sentido de destruir o passado mas antes, conferindo-lhe uma actividade artística mais intensa, juntando tradição e modernidade. Embora o Mestre Carolino, continuasse a produzir trabalhos utilitários para a agricultura e para a construção civil, sempre que podia, fazia uma incursão pelos trabalhos artísticos, quer de sua iniciativa em termos de desenho, quer de encomendas que entretanto iam surgindo, como gradeamentos, balaustradas, sacadas ou ornamentos para as mais variadas aplicações. Dada a sua extraordinária vocação para o desenho e para a interpretação que fazia nos trabalhos em ferro, depressa se tornou conhecido no país e no estrangeiro, produzindo peças decorativas um pouco para todo o mundo, não deixando no entanto de ir desenhando e manufaturando uma mobília em ferro com que havia de ornamentar a sala de visitas da sua própria casa. A oficina que agora foi musealizada, pretende ser um espaço vivo, didáctico, homenageando a memória de todos quantos, ao longo dos séculos por ali passaram, sobretudo, aquele que lhe conferiu alma, o Mestre Carolino.